terça-feira, 25 de julho de 2017

[Lançamento]: Músico misterioso xoxoto lança primeiro EP

Evidenciando a proposta de ouvidos atentos ao que acontece na música alternativa e independente em todo o Brasil, o primeiro lançamento do selo Cavaca Records, vem de uma pequena e pacata cidade, localizada no sul de Minas Gerais. Muzambinho é berço de um músico com idade superior a toda essa nova geração, mas tão atual quanto ela.

xoxoto é o nome desse cara. Logo de primeira esse nome pode te causar estranheza e até mesmo causar pensamentos maliciosos, no entanto, não se deixe enganar, o assunto aqui é música experimental. 

Descobriram suas canções – todas elas instrumentais – após comprar um computador antigo no centro de São Paulo, e abrir a carcaça encontrar uma pilha de fotos velhas e amareladas, junto a tudo isso uma porção grande de disquetes. Trataram e recuperaram todo o material que ainda tinha salvação: assim nasceu o EP “Saudade Muzambinho”.

Com 4 faixas, o disco retrata com extrema sensibilidade momentos cruciais da vida de xoxoto  em Muzambinho durante os anos 70, 80 e 90. Vale ressaltar que não existem muitas certezas sobre quem de fato é xoxoto, sabemos apenas seu local de nascimento e que ele tem uma irmã viva chamada Lalaa, provavelmente é ela quem cuida de sua página no facebook, ou quem sabe seja o próprio xoxoto. Fato é que jamais conseguimos contato direto com ele, tudo rolou via Lalaa.



Faixa a Faixa

1 - "Bem-Vindo"
Essa é a faixa que introduz o ouvinte ao mundo de xoxoto. Ela vai por linhas tênues como um inicio de noite, dançante e suave. O músico dá as boas vindas ao seus amigos e fãs, fique a vontade e não tenha medo dessa história estranha. 

2 - “Single/1”
A primeira música a ser resgatada dos disquetes, nesta faixa xoxoto buscou abordar uma situação anormal que aconteceu em sua cidade natal durante a fase da adolescência. Uma energia negativa fez com que os moradores não fossem à igreja no domingo, não saíssem para o trabalho na segunda e tudo parecia ser ação dos alienígenas, quando na verdade era a polícia de NY investigando a cidade e colhendo informações através de ondas de rádio.

3 - “xöx”
Uma faixa de muita experimentação. Se você deixar a música bater em seus ouvidos será transportado à cidade de Muzambinho, a viagem começa aqui e não tem hora para acabar. A agitação de baterias muito loucas representam a vida noturna e agitada dos jovens moradores de uma cidade que só é calma no papel.

4 - “Saudade Muzambinho”
Esta é a faixa que encerra o primeiro Ep do nosso ídolo. Aqui a melancolia é bem maior e a nostalgia ganha espaço com algumas frases gravadas nas ruas de Muzambinho durante os anos em que ele morou por lá. A calmaria no fim da música tenta representar o inicio de um novo ciclo, talvez até mesmo o inicio de um novo dia na cidade.

Sobre o Cavaca Records:

O cenário nacional de música alternativa/independente é extremamente acolhedor e colaborativo, após constatar esse fato com proximidade, nós resolvemos fazer parte da fatia ativa deste nicho. 

Sediado em São Paulo, mas com ouvidos atentos ao que rola em todo Brasil e no mundo, o Cavaca Records acredita que dá para fazer o rolê ficar ainda mais inclusivo e divertido, tanto para as bandas, músicos e musicistas quanto para o público de um modo geral. 

Formado por Cainan Willy e Yasmin Kalaf - sob tutoria de Rubens Adati (Vladvostock/Meu Nome Não é Portugas) - temos como propósito trabalhar com projetos que, de alguma maneira, seguem o mesmo padrão sonoro e estético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário