quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Escalier - "Quando Os Ombros Não Suportam Mais o Mundo"






































O Escalier é uma banda de Belo Horizonte, que mistura sons, imagens, ruídos, palavras e corpos. Formada em 2011 com ex-integrantes de bandas representativas da cidade como Hold Your Breath, Overstate, Backbreaker, Possuídos, Prozac Nation, Piedad, See More Glass Project e Incerto.

O nome da banda vem da expressão francesa "L'Eesprit de l'escalier", criada por Denis Diderot. A expressão significa o pensamento tardio em um contra-argumento que nos aflige quando saímos de uma discussão perdida, ou seja, é apenas descendo a escada que elaboramos alguma resposta que poderia vencer o embate.

O Escalier elaborou em seu álbum "Quando Os Ombros Não Suportam Mais o Mundo", uma pequena narrativa. A história é situada em único dia na história de um sujeito sem rosto, que sai de sua casa e anda pela cidade, confrontando suas próprias escolhas e erros.

O Escalier tem influências de bandas como Neurosis, Godspeed You! Black Emperor, The Espectacle, Refused, Converge, LibertinagemExplosions In The Sky, Cult of Luna e Catharsis. Não se limitando a buscar referências apenas musicais, as letras são influenciadas por escritores como Sarah Kane, James Joyce, Samuel Beckett, Charles Bukowski, Carlos Drummond de Andrade, dentro outros. Utilizando para a confecção das músicas-letras-vídeos-imagens collages e détournements. 

O cinema também se mostra como uma forte influência, já que desde o inicio da banda houve o intuito de aliar música a um projeto narrativo e imagético.O uso de vídeos, plágios e texturas alinhadas à música demonstram que não só o aspecto sonoro é importante para a banda, além disso, o Escalier tenta dialogar com outras formas de arte como a performance art, literatura e artes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário