segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Piauiense desponta na música independente brasileira com faixas de disco solo


























''Núcleos de um Romance Engavetado'' é a segunda faixa do disco solo de Valciãn Calixto. A música está no limite entre gêneros artísticos, tanto por se tratar de vários “micro storytellings” reunidos sob a forma final de Spoken Word como por ter um fundo musical único.

Com pouco mais de sete minutos, a música divulgada Na última quinta-feira (10) é o oposto do single “Teoria do Abacaxi”, lançado em outubro. Apenas duas guitarras fazem fundo para as seis vozes que podem ser ouvidas e que de alguma forma parecem dialogar entre si. Para esta faixa o piauiense contou com participação de Heitor Matos (Cianeto), Joniel Santos (Flores Radioativas), Ronnyel Seed, João Pedro (Cidade Estéril) e do escritor Agostinho Torres, cada qual com sua própria interpretação, seus vícios de dicção e entonação.



















Junto com Valciãn, os cinco contam estórias baseadas em vivências reais com algum exagero e toques de ficção, para no final repetirem de maneira inorgânica uma espécie de mantra: “nunca entregar os pontos”, em contraposição aos relatos negativos que o antecedem. 

As vozes abordam de maneira escancarada e direta temas tão relevantes e atuais que alguns deles recentemente foram campanhas de sonoridade nas redes sociais como #meuprimeiroassédio e #meuamigosecreto, além de tecer análises sobre o defasado modelo de ensino ocidental.

A seu modo, todos os seis participam do coletivo de artistas visuais, músicos e escritores do Piauí conhecido por Geração TrisTherezina, que tem previsão de lançamento para mais dois discos em 2016, além do álbum solo de Valciãn.

Com a divulgação de mais esta faixa, Valciãn Calixto, música a música, vai revelando seu potencial como compositor de fôlego seja de maneira resumida (vide o single Teoria do Abacaxi), seja de modo extenso (vide Núcleos de um Romance Engavetado), inserindo assim o Piauí no mapa da música independente brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário