segunda-feira, 29 de junho de 2015

NOSSO QUERIDO FIGUEIREDO - EU NÃO ESTOU EM SINTONIA (2015)


Eu Não Estou Em Sintonia” é o segundo lançamento do músico porto-alegrense Nosso Querido Figueiredo em 2015 (o primeiro foi o EP “Introspective Summer”). No entanto, não poderia ser mais diferente de seu antecessor. Para além da óbvia constatação de que o álbum é inteiramente cantado em português, Figueiredo apresenta aqui canções temática e estruturalmente diferentes daquelas lançadas no início do ano.

As letras melancólicas foram substituídas pela zombaria generalizada. Se “Introspective Summer” trazia canções lentas e contemplativas, aqui o tom é outro: são canções diretas, com batidas rápidas e de duração menor (a faixa mais curta tem 1m08s e a mais longa, 3m37s). E se o conteúdo das letras está mais abrasivo, não se pode falar o mesmo da forma. São crônicas adaptadas às convenções da música pop. Cada faixa é um breve ensaio musicado a respeito de algo.

Figueiredo deixa aflorar seu gosto pela primeira fase do post-punk e essa cooptação se manifesta no uso da voz, na instrumentação e no aspecto geral da produção: as músicas foram gravadas como se viessem de um passado distante, como se fossem transmitidas de dentro de um submarino.

O álbum se encontra disponível para streaming e download gratuito logo abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário