segunda-feira, 13 de abril de 2015

Big band paulistana Bixiga 70 lança novo disco no Sesc Pompeia dias 16 e 17 de abril

Após dois anos com a turnê do seu segundo álbum, a big band Bixiga 70 faz show nos dias 16 e 17 de abril, na Choperia do Sesc Pompeia, às 21h30. A apresentação marca o lançamento do seu terceiro trabalho,  que traz o mesmo nome da banda paulistana, assim como os dois discos anteriores.

Gravado em agosto de 2014, o “Bixiga 70”(2015),  diferentemente dos lançados anteriormente, foi inteiramente concebido dentro do estúdio em um processo coletivo de composição e arranjos sem ideias pré-concebidas, preservando ao máximo a liberdade criativa do conjunto. Em termos de sonoridade, o disco é um aprofundamento das raízes da banda que remetem aos pontos de candomblé, à música malinké do oeste africano, hip hop, funk latino, cena Black Rio dos anos 70 e à música de rua dos carnavais brasileiros, das ruas de São Luís do Paraitinga às ladeiras de Olinda. Autointitulado, o disco completa a trilogia com os primeiros álbuns na busca de um som único, atual, urgente e dançante, que só poderia ser produzido hoje numa megalópole em ebulição constante como São Paulo.

Para o show na Choperia do Sesc Pompeia, o grupo apresentará um repertório recheado de canções inéditas do novo disco, “Bixiga 70” (2015), além de hits dos trabalhos lançados em 2011 e 2013. Selecionado pelo edital do Petrobras Cultural, o novo disco foi produzido pela big band no estúdio Traquitana, casa do Bixiga 70, mixado por Victor Rice e masterizado pelo produtor francês Grant Phabao, do coletivo Paris DJs.


A música do Bixiga 70 é alegre e festiva, marcas características da mistura de ritmos explorada pelo grupo,  porém com inovação e qualidade musical da produção parceira de seus integrantes. A influência do afrobeat – citada nas boas críticas do primeiro disco, de 2011, e no segundo, de 2013, – agora se dilui num mar de referências. O Bixiga, afinal, é o mundo inteiro.


Ouça o disco: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário